Bibliotecaexemp B

Sindicato Inaugura Biblioteca dos Vigilantes de Pernambuco

Foi com imensa honra que o  Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco (SINDESV-PE) inaugurou no dia 10 de fevereiro a BIBLIOTECA CHICO VIGILANTE, merecida homenagem a este bravo companheiro, cuja trajetória de vida é inspiração para nossa categoria.

Exemplo de fidelidade à luta dos trabalhadores vigilantes, o maranhense Francisco Domingos dos Santos compreende como ninguém a importância da leitura e dos estudos como instrumento de libertação e superação das desigualdades sociais.

Que a sua vitória inspire também a todos os frequentadores da BIBLIOTECA CHICO VIGILANTE, novo espaço de saber e crescimento profissional dos vigilantes de pernambuco.

UM VIGILANTE DE LUTA

O nordestino Francisco Domingos dos Santos saiu  de Vitorino Freire no Maranhão rumo ao Planalto Central. Como a maioria dos que chegam a capital federal, com a bagagem repleta de sonhos, sendo o principal deles o de vencer na cidade grande. Determinado, Francisco logo conseguiu uma oportunidade como vigilante. Em 1979 participou da criação da Associação dos Vigilantes do DF, posteriormente transformada em Sindicato, do qual foi presidente entre 1984 e 1990.

Chico Vigilante ajudou a fundar o PT-DF, que presidiu por três vezes. Antes disso, esteve  à frente da Central Única dos Trabalhadores – CUT, por nove anos consecutivos, onde também participou da criação.

Após quatro décadas  de trabalho incansável em defesa da coletividade, sem que com isso tenha ficado rico ou esquecido suas origens, Chico exerce hoje seu quinto mandato parlamentar, o terceiro como deputado distrital.

Na Câmara Legislativa do DF sua luta se identifica de maneira especial com os que mais precisam da atenção do Estado: os vigilantes, os moradores de áreas de baixa renda, trabalhadores terceirizados, consumidores, servidores públicos, mulheres, idosos, estudantes, movimento cultural, feirantes, quiosqueiros, cantineiros.

Presença constante nas lutas da categoria, Chico Vigilante é um orgulho para os Vigilantes de Verdade de todo o Brasil.

José Inácio Cassiano de Souza

Presidente