Convocações
Portaria da DPF trata de Vigilantes em Grandes Eventos!

Portaria da DPF trata de Vigilantes em Grandes Eventos!

Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira, 13/12/2012, a Portaria 3.233 que revoga a Portaria 387, que dispõe sobre as normas relacionadas às atividades de segurança privada. A principal expectativa da Portaria 3.233 é a de trazer o currículo para extensão aos grandes eventos, principalmente focada na Copa do Mundo.

O currículo prevê 50 horas aula, bem como altera a carga horária do curso de formação para vigilante para 200 horas aula, 50 horas aula para o curso de atualização (reciclagem). Nesses cursos terão peso maior matérias que tratam dos Direitos Humanos e a questão da diversidade, como por exemplo: pessoas com necessidades especiais e no curso de extensão haverá enfoque em equipamentos não letais. Os cursos continuarão sendo fiscalizados pelo Departamento de Polícia Federal e na própria Portaria diz que os sindicatos terão acesso às escolas para fiscalizar e acompanhar as determinações colocadas na referida Portaria que entrará em vigor 30 dias após a sua publicação.

Essa nova grade dos cursos já serão exigidas na Copa das Confederações, em 2013 (aí nos preocupa o tempo), pois será cobrada após seis meses da sua publicação.

As empresas que ministram os cursos deverão implantar esses currículos para cursos de formação, extensão e reciclagem em até 90 dias a partir da data de publicação da Portaria. A qualificação do vigilante no curso de extensão em segurança para grandes eventos, previstos nos artigos 19 e 156, inciso XI, da Portaria, será exigida a partir de seis meses para eventos esportivos em geral e a partir de 18 meses para os demais eventos.

Fonte: CNTV

Sobre SINDESV

Os comentários estão fechados.

Scroll To Top