Senador: Antônio Carlos Valadares

Escolta especializada para transporte é obrigatória !

A contratação de escolta especializada com pelo menos dois vigilantes poderá ser tornar obrigatória no transporte intermunicipal de dinheiro, com o objetivo de conter o crescente número de assaltos a carros-fortes. A determinação está prevista em proposta que está na pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (31).

Para o autor do autor do projeto (PLS 418/05), senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), a lei que dispõe sobre segurança em estabelecimentos financeiros (Lei 7.102/83) não prevê escolta quando de deslocamento de valores entre municípios. “A lei não faz qualquer menção à obrigatoriedade de escolta em deslocamentos de longas distâncias, em que os veículos transportadores ficam mais vulneráveis”, observa ele.

Conforme o senador, “o projeto vem suprir essa falta e contribuir para que ações criminosas desse tipo não voltem a acontecer”.

Ao apresentar voto favorável ao projeto, que tramita na CCJ em caráter terminativo, o relator, senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), argumentou que a proposta vai evitar a ocorrência de novos assaltos dessa natureza por falta de estratégia e de segurança para o transporte de numerários e valores em longas distâncias.

“Estamos convencidos de que a escolta obrigatória em caso de transporte intermunicipal de numerário desestimulará a atuação do crime organizado e, por conseguinte, o seu funcionamento”, afirmou Valadares.

 

Agência Senado